Apesar de sua importância para nossa saúde e bem estar, muitas vezes negligenciamos essa parte tão importante do nosso corpo: os pés.
Rachaduras, micoses, unhas encravadas, chulé... só lembramos que nossos pés precisam de cuidados quando algum problema acontece. Mas seguindo algumas dicas simples você pode se livrar desses pesadelos.
1. Limpeza e secagem
Parece bobeira falar sobre limpeza, mas acredite, muita gente não saber lavar adequadamente os pés.
Primeiramente lave bem os pés com bucha e sabão, sem esquecer de lavar entre os dedos. Não! Deixar que a água do banho escorra sobre os pés não é suficiente para limpá-los.
Sempre enxugue bem os pés ao sair do banho para evitar o aparecimento de micro-organismos causadores de micoses e mau cheiro. Novamente não esqueça de ter uma atenção especial entre os dedos.
2. Esfoliação
A esfoliação dos pés para a retirada das células mortas acumuladas é essencial para a saúde dos pés. Isso também ajuda a evitar a proliferação de micro-organismos que se alimentam dessas células e causam o mau cheiro.
O ideal é esfoliar os pés uma vez por semana com esfoliantes próprios, ainda no banho, quando a pele está amolecida facilitando a esfoliação. Se você não tiver esfoliante próprio para os pés utiliza seu esfoliante corporal.
Não é aconselhado lixar os pés, mas caso você não consiga evitar sugiro que os lixe apenas a cada 15 dias.
3. Hidratação
O recomendado é hidratar os pés diariamente ou no mínimo 3 vezes na semana.
Após o banho aplique um hidratante próprio para os pés e calce meias para dormir. Isso aumenta o poder de hidratação do creme. Só não esqueça de lavar bem os pés pela manhã para que os mesmos não fiquem "melecados" e escorregadios ao longo do dia.
Um vez por semana faça uma hidratação mais potente utilizando óleos e cobrindo o pé com papel filme por pelo menos 30 minutos. Aconselho a fazer essa hidratação mais profunda no dia que esfoliar os pés, potencializando ainda mais o resultado.
4. Cuidados com as Unhas
O ideal é manter as unhas sempre aparadas para evitar o acumulo de sujeira e deixá-las mais saudáveis.
Sempre corte as unhas mantendo os cantos retos e faça o acabamento com uma lixa de unha. Cortando as unhas nesse modelo você evita que as mesmas encravem.
Sempre retire o esmalte ao menos um dia antes de pintar as unhas novamente. E nunca deixe as unhas pintadas, com o mesmo esmalte, por mais que duas semanas.
Ao fazer as unhas com a manicure sempre use seus produtos (espátula, alicate, palito, lixa...) e use protetores descartáveis nas bacias de água, isso evita o risco de contaminação de diversas doenças, incluindo a AIDS.
5. Cuidados com os Calçados
Evite usar sapatos fechados todos os dias. Caso não seja possível, dê preferência a meias de algodão que ajudam na transpiração do pé e ao chegar em casa retire imediatamente os calçados.
Faça um revezamento entre os calçados, não utilizando o mesmo sapato vários dias seguidos, isso evita micoses e chulé.
Ao retirar os sapatos deixe-os "respirando" em local arejado para que fiquem completamente secos antes de guardá-los na sapateira.
E claro, lave seus calçados com frequência.
6. Mau cheiro e Micoses
Caso você sofra com o famoso chulé, ou quer evitá-lo, além das dicas anteriores acrescente a sua lista de cuidados a utilização de talco antisséptico nos calçados fechados, eles evitam a transpiração excessiva e mantem o mau cheiro longe dos seus pés.
Utilize também sprays desodorantes que ajudam a manter os pés cheirosos por mais tempo.
Agora se você sofre de micoses, tanto no pé quanto na unha, procure orientação de um profissional para utilizar medicamentos antifúngicos adequados para o tratamento dessa doença. E tenha paciência, pois o tratamento de fungos, principalmente nas unhas pode levar vários meses para ser solucionado.
Fazendo uso dessas dicas simples você garante a saúde e beleza dos seus pés!
Me conte aqui nos comentários quais os cuidados você tem com os seus pés. Tem algum segredinho? Compartilha com a gente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário